CONHEÇA ALGUNS PROJETOS DO IFEC

O IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência encontra-se aberto para receber propostas de parceria para o desenvolvimento de projetos.

Considerando esta faixa etária de EXTREMA VULNERABILIDADE SOCIAL, entendemos a necessidade de prepará-los para o processo de inclusão no Mercado de Trabalho dotando-lhes dos elementos necessários para entenderem este "novo universo" em suas vidas. Muitos e muitos jovens a partir das versões deste Projeto passaram a acreditar em suas possibilidades reais) de se apresentarem em vagas de trabalho, em avançarem em seus estudos para melhor se prepararem. a entenderem como deve ser a conduta profissional para crescer como pessoa e profissional e se manter dentro das empresas, entre outras dimensões de igual importância em suas vidas e, consequentemente de suas famílias.

  • Vertente da Educação Ambiental (Sensibilização para a Sustentabilidade)
    Vertente do Civismo (Patrimônio Histórico-Cívico; direitos e deveres)
    Vertente da Tecnologia (Com ênfase na Capacitação Profissional deste estratégico segmento produtivo)
    Vertente do Empreendedorismo (Geração de Renda)
    Vertente Educacional (Capacitação para a Área do magistério; Inclusão para o Mercado de Trabalho, entre outros...)
    Vertente Cultural (Como os Núcleos Lítero-Culturais; prom,oção e apoio a Festivais e Concursos Literários; distribuição de materiais paradidáticos, entre outros...)
    Vertente da Mídia (Escrita e Digital - diversas)

CONTATOS:

Endereço:
Rua Noronha Torrezão, nº 204 c1,
Santa Rosa - Niterói - RJ
Brasil - CEP. 24.240-182
Telefone:
(21) 2610-0953
Telefone e Fax da sede do IFEC.
Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PROJETO RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL

O IFEC possui grande preocupação com a promoção da educação inclusiva que se dá através da conjugação dos valores de promoção cívica; de responsabilidade sócio-ambiental e do aspecto da empregabilidade e que se traduzem em dimensão maior, na Cidadania plena e digna que todo cidadão deve possuir compreendendo, reciprocamente, sua responsabilidade pelo todo social e ambiental.

PROJETO APOIO COMUNITÁRIO

Procuramos dentro de nossos objetivos sempre estarmos em contato para colaborarmos efetivamente com as reais demandas sociais. Exemplo são as constantes reuniões em nossa Sede Administrativa bem como nossas idas a reuniões nos locais demandados. Na foto ao lado, nossos companheiros e parceiros do município de Maricá(RJ) - responsáveis por Centro Comunitário de Área carente aonde ocorrem inúmeras carências de infraestrutura bem como grave impacto ambiental (desmatamento).

PROJETO MÍDIA

Desde 2002 que procuramos através de todos os meios de mídia: escrita, falada, televisionada e internética divulgar os valores favoráveis ao civismo, à formação cidadã, à responsabilidade sócio-ambiental objetivando socializarmos o máximo possível informações relevantes que colaborem, com o cidadão de forma qualitativa na formação de sua opinião. Na foto ao lado, momento no qual homenageamos jornalistas; instituições de comunicação e meios de comunicação que colaboram efetivamente com nossas ações do IFEC!

PROJETO PROMOÇÃO DA CULTURA NACIONAL

Entendendo a importância de preservarmos os valores culturais históricos da formação de nossa nacionalidade, procuramos sempre promover em parceria, momentos onde as crianças e os jovens sobretudo, tenham acesso a este conhecimento específico. Na foto ao lado, exemplo de uma de nossas ações junto a escolas públicas (no caso a então Escola Estadual Joaquim Távora), quando distribuímos a partir de parceria, 1200 livros referentes à valorização da Cultura Indígena (uma das matrizes da Cultura Nacional e que deve ser preservada, conhecida e respeitada por toda a sociedade) para alunos e pais de alunos que participaram das atividades propostas.

PROJETO IFEC-SUDERJ (ESPORTES PARA COMUNIDADE)

Através de parceria firmada entre nosso Instituto Interamericano e a SUDERJ - Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro, mantemos inúmeras atividades desportivas, bem como: natação (inclusive para protadores de deficiência), ginástica, futebol, entre tantas outras modalidades esportivas, no Maracanã, Vila do Sampaio (cidade do Rio de Janeiro/RJ) e Estádio Caio Martins (Niterói/RJ).

PARCERIA PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA

Dentro de uma das vertentes dos objetivos de fundação de nosso Instituto, encontra-se a da Ciência. Assim, torna-se mister que, através da nossa história e de parcerias com instituições especificamente voltadas para esta área, bem como o INT - Instituto Nacional de Tecnologia, participando de grandes eventos da área como a FENASHORE - Feira da Área Naval Niterói-RJ), das versões da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Rio de Janeiro e Goiás), das versões da Feira da Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos (cidade de Macaé(RJ) capital nacional do petróleo) entre outros, temos sempre nos reunido, planejado e estruturado projetos que efetivamente colaboraram para a formação de mão de obra nesta área estratégica para o desenvolvimento social na contemporaneidade.

PROJETO CAPACITAÇÃO SINDICAL

Objetiva a capacitação da liderança no universo do trabalho sindical, colaborando para que a relação trabalho-capital se desenvolva dentro de uma atmosfera profissional legal, obtendo de lado a lado, laboral e patronal, os melhores resultados possíveis nas suas administrações e negociações a favor do trabalhador, portanto, do cidadão.

CAPACITAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA O MERCADO DE TRABALHO

Através de parcerias de porte, temos a tradição de procurar capacitar mão de obra para o crescente e desafiador Mercado de Trabalho, nas mais diferentes áreas. Exemplo, como na imagem ao lado, que é a parceria na qual organizamos o Projeto organizado para a AEC - Associação dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro, instituição na cidade do Rio de Janeiro com mais de 130 anos de tradição.

PROJETO CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL E FAMILIAR

Ocorre dentro do Sistema Prisional do Estado do Rio de Janeiro a partir de parceria celebrada entre o IFEC e o braço sócio-educacional do Sistema DEGASE, a Fundação Santa Cabrini. Através deste Curso, os apenados que se encontram em fase de soltura se preparam para enfrentar em melhores condições a realidade do Mercado de Trabalho, propiciando assim, maiores possibilidades de reintegração/inclusão na sociedade.

PROJETO CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DA CIDADANIA

Neste ano de 2017 ocorrendo a décima sétima versão e tendo parceiros permanentes como a OAB e o INSS, objetiva através de palestras educativas e distribuição d e material referente aos diversos temas ( Direitos e Deveres; Saúde; Segurança; Empreendedorismo Pessoal; Sustentabilidade; Direitos do Consumidor; Cidadania; entre outros). palestras, materiais, lanche e certificado totalmente gratuitos.

PROJETO FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM TELECOMUNICAÇÕES

Fruto de parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e o Instituto NET CLARO EMBRATEL para a construção e gerência de uma escola de Ensino Médio Técnico em telecomunicações. A partir desta situação o Instituto NET CLARO EMBRATEL firmou parceria com o IFEC para a idealização,implementação e gerenciamento . Ocorre desde o ano de 2016 no Município do Rio de Janeiro (Pedra de Guaratiba) e atende anualmente 420 jovens de comunidade carente que se formam e são incluídos no Mercado de Trabalho.

PROJETO NÚCLEO LÍTERO-CULTURAL

Se constitui na instalação de Núcleos (Equipamentos Culturais) para que a comunidade em geral (sobretudo a mais carente) tenha acesso a Biblioteca e computadores para pesquisas (inclusive para alunos de escolas públicas); promoção de Mini-Cursos de Língua portuguesa, de redação, de Matemática, de Oratória e ainda ações culturais como os Saraus de Música e Poesia e ainda a promoção de palestras de interesse comunitário nas áreas de saúde, segurança, como a versão já apoiada pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (RJ), atendendo demandas desde capacitação para creches até atendimento a idosos e excepcionais.

PROJETO "IFEC A VOZ DA CIDADANIA"

Se traduz em nosso esforço de mídia para atingirmos com programação diversificada em Rádio e TV digital para a população em geral, orientando sobre os principais temas que envolvem o dia a dia da sociedade como: Educação, Saúde, Beleza e Bem Estar, Direitos e Deveres, Segurança, Lazer, Alimentação Saudável, gerando qualidade de vida.

PROJETO CEGONHAS DA LUZ

Objetivando atender a gestantes em estado de grande pobreza (indicadas pelos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social do bairro do Fonseca, Município de Niterói/RJ e do bairro de Itaipuaçu do Município de Maricá/RJ). As selecionadas recebem um Kit completo de vestimenta, materiais que os bebês irão necessitar nos primeiros meses de vida, bem como uma palestra educativa acerca da importância e dos cuidados da Maternidade.